A Universalis Risk Management congratula-se com o acordo estabelecido entre as seguradoras de crédito a operar no mercado nacional e o Estado Português. Trata-se de uma Linha protocolada no montante global de 750 milhões de euros, distribuída de acordo com a quota de mercado de cada seguradora, para apoio ao crédito comercial. Esta linha permite às empresas beneficiarem de uma cobertura de risco de crédito adicional (até ao dobro do contratado na apólice base), garantida pelo Estado Português, para operações de exportação para clientes situados em países da OCDE, nos casos em que a atual seguradora não tenha concedido classificação creditícia pela totalidade do montante da garantia de crédito solicitado, no âmbito de uma apólice de Seguro de Créditos.

Quem pode beneficiar:

Podem beneficiar desta linha todas as empresas que cumpram todos os seguintes critérios:

  • Que sejam Entidades de direito privado, com sede ou domicílio profissional em território português;
  • Que sejam Tomadores numa apólice base de Seguro de Créditos, com o contrato de Seguro de Crédito em vigor, que abranja a cobertura de créditos à exportação e em situação regular (ou seja que o tomador esteja a cumprir pontualmente todas as suas obrigações, nomeadamente de pagamento e de declarações de venda);
  • Sem incidentes não justificados ou incumprimentos como entidade de risco junto da seguradora;
  • Situação contributiva e fiscal regularizada à data da contratação da operação de seguro de créditos com Garantia do Estado.

 

OPERAÇÕES ELIGIVEIS:

Poderão ser englobadas nesta Linha os créditos comerciais que cumpram os seguintes requisitos:

  • Que sejam referentes a exportações exclusivamente para países da OCDE
  • Que tenham prazos de pagamento a crédito não superior a 180 dias;
  • Existência de cobertura parcial da seguradora na Apólice Base, por valor inferior ao do pedido de cobertura;
  • Que os créditos sejam constituídos até 31 de dezembro de 2020;

Mercados cobertos:

Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça.